segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O Retorno!

Muito bem, meus prezados amigos, eis-me aqui de novo.

Na verdade não tenho muito o que dizer, isso é apenas pra ilustrar meu retorno às atividades desse blog.

Vou deixar um texto aqui, só pro post não ficar desnudo.

Agradeço à todos que sempre vieram aqui, mesmo poucos, mas sempre consideráveis. =D



"Fui compreendido?
O que me separa, o que me põe à parte de todo o resto da humanidade, é ter desvelado a moral cristã. Para isso era-me necessária uma palavra que mantivesse o sentido de um desafio a cada homem. Não haver antes aberto os olhos para isso parece-me a grande impureza que a humanidade tem na consciência, como automistificação tornada instinto, como radical vontade de não enxergar nenhum acontecimento, nenhuma casualidade, nenhuma realidade, como falsificação in psychologicis que chega ao crime. A cegueira ante o cristianismo é o crime par excellence - o crime contra a vida.

Os milênios, os povos, os primeiros e os últimos, os filósofos e as mulheres velhas - excluindo cinco, seis instantes da história, eu como sétimo - nesse ponto são todos dignos uns dos outros. O cristão foi até aqui o "ser moral", uma curiosidade ímpar - e, como "ser moral", mais absurdo, mendaz, vaidoso, leviano, mais prejudicial a si mesmo do que o maior desprezador da humanidade se ter permitido sonhar.

A moral cristã - a mais maligna forma da vontade de mentira, a verdadeira Circe da humanidade: o que a corrompeu. Não é o erro como erro que me assusta à visão disto, não a milenar falta de "boa vontade", de disciplina, de decência, de valentia nas coisas do espírito, que se revela em sua vitória - é a falta de natureza, é o fato terrível inteiramente de que a própria antinatureza recebeu as supremas honras como moral, e como lei, como imperativo categórico, permaneceu suspensa sobre a humanidade!..."

Friedrich Nietzsche, em Ecce homo, 1888.

2 comentários:

  1. Ah obrigado por seguir meu blog
    estou seguindo o teu também
    abraços

    ResponderExcluir
  2. ah filosofia! rs

    que bom que voltou :)
    obrigada pelos elogios e.... bem que você podia colocar uma foto sem essa camisa horrível, desse timeco ai........ ;p

    beijo*

    ResponderExcluir